Está a planear viajar de carro para fora de portugal?

O que deve levar consigo no carro ?

Cada país tem a sua legislação própria em termos de leis de trânsito. É importante cumprir não só para sua segurança, mas também para a segurança dos outros passageiros e condutores que se encontram na estrada.

Em muitos países, um colete refletor e um triângulo de segurança são obrigatórios ter no carro. Isso também se aplica frequentemente a um kit de primeiros socorros e a um extintor de incêndio.

Abaixo irá encontrar uma visão geral dos diferentes equipamentos obrigatórios que deverá ter no seu carro se quiser circular em segurança nos principais países europeus.

 
  Extinctor Triangula de segurança Kit primeiras socorros Colete reflector Luzes Diurmas

Placa de sinalização porta bicicletas

Alemanha R O O O R R
Austria R O O O R R
Bélgica O O O O R R
Espanha R O R O (1) R O
França R O R O R (3) R
Itália R O R O (2) O (4) O
Paises-Baixos R R R R R R
Suíça R O R R O R

O = obrigatório
R = recomendado

(1) Em Espanha, 1 colete refletor obrigatório por pessoa no veículo. A polícia espanhola não elabora um relatório sobre a ausência de um colete refletor no veículo, mas sim quando você sai do veículo sem usá-lo. Para outros países, também é aconselhável ter sempre no seu veículo um colete de segurança por passageiro. É para a sua segurança e dos outros condutores na estrada.

(2) Em Itália, 1 colete refletor obrigatório por pessoa no veículo.
(3) Deve ser usado durante o dia, se estiver a chover, com neve ou nevoeiro.
(4) Na estrada e fora da cidade.

Aqui estão algumas regras incríveis em países europeus: Sabia que o teste do bafômetro ainda é obrigatório em França? Sim, devem sempre ir dois no carro. Mas, se não as tiver, a polícia não pode multá-la. Sabia que na Turquia, são obrigatórios 2 triângulos de segurança e que na Bulgária, Hungria, Croácia e Eslováquia, é proibido transportar combustível por meio de um jerrican. Finalmente, sabia que na Eslováquia, qualquer forma de ligação telefónica no carro é proibida, mãos-livres incluído …

 
 

A vinheta suíça:

Na Suíça, para utilizar as estradas nacionais (auto estradas e itinerários complementares) tem que pagar uma taxa que tem o nome de vinheta. Isto diz respeito aos veículos a motor, mas também aos reboques e autocaravanas cujo peso total não exceda as 3,5 toneladas. Precisará de um adesivo anual na rodovia que vai de 1 de dezembro a 31 de janeiro. Não existe vinheta diária, semanal ou mensal.

 
 

As zonas verdes da vinheta:

Algumas cidades alemãs criaram áreas ambientais. O acesso a estas áreas só é permitido para veículos com rótulo ecológico. Esta vinheta é válida em todas as cidades alemãs com zonas ambientais.

Existem 3 vinhetas: uma vinheta verde, uma amarela e uma vermelha. Tanto alemães quanto turistas são afetados por esta medida. Veículos muito poluentes não podem obter nenhuma dessas vinhetas e, portanto, não têm acesso a estas áreas ambientais. Os motoristas que viajam sem este adesivo estão sujeitos a multa!

 
 

As zonas verdes da vinheta:

A vinheta Crit’Air é obrigatória em algumas cidades da França. Este dispositivo facilita a identificação dos veículos menos poluentes através de um autocolante de segurança colorido afixado no veículo e certificado de qualidade do ar (Crit’Air). Permite a circulação de veículos menos poluentes em áreas onde foram introduzidas restrições de tráfego para combater a poluição.

Para descobrir a categorização do seu veículo e as áreas de tráfego reduzido em questão, visite o site oficial da administração francesa.

 
 

O autocolante Crit'Air:

A vinheta Crit'Air é obrigatória em algumas cidades francesas. Este dispositivo facilita a identificação dos veículos menos poluentes através de um autocolante de segurança colorido afixado no veículo e certificado de qualidade do ar (Crit'Air). Permite a circulação de veículos menos poluentes em áreas onde foram introduzidas restrições de tráfego para combater a poluição.

Para descobrir a categorização do seu veículo e as áreas de tráfego reduzido em questão, visite o site oficial da administração francesa.

Topo